Brangus e Crioulos

Cabanha Boitatá

Desde 2006

Genética consagrada nas competições da raça crioula

BT Brazão do Junco, Campana Farrapo e Três Pontas Guapa: uma família de campeões do Freio de Ouro.

O garanhão Campana Farrapo nasceu em 1993 na região sudoeste do Rio Grande do Sul, mais conhecida como pampa gaúcho. Na década de 90, Mário Móglia Suñe, o Mariozinho, iniciava a criação de cavalos crioulos na Cabanha Campana, em Bagé (RS). O pontapé inicial foi dado com cobertura das éguas da estância pelo vencedor do Freio de Ouro de 1989, BT Brazão do Junco. E foi de uma das primeiras produções da cabanha que nasceu o grande campeão Campana Farrapo.

O cavalo foi domado na estância e levado para sua primeira Expointer em 1996, de onde saiu com os títulos de campeão potranco maior e reservado campeão. O desempenho chamou a atenção do criador Luiz Mierczynski Neto, da Cabanha Três Pontas, de São Jerônimo (RS), que fez a proposta de compra. Mariozinho aceitou vender o animal, mas garantiu a reserva de seis coberturas por ano.

- É o principal animal produzido pela Cabanha e um dos principais da raça. Ele tem morfologia e funcionalidade sem igual. As principais mães da cabanha são filhas de Campana Farrapo, porque a genealogia é muito boa para linhagens maternas – diz Mário Móglia Suñe.

Em 1998, o garanhão foi Freio de Ouro e ficou marcado na história da competição. Seguia os passos de BT Brazão do Junco e, pela primeira vez, pai e filho conquistavam o título. Mas Campana Farrapo foi além de todas as expectativas. Conquistou o Freio de Prata em 2005, dois Freios de Bronze em 2004 e 2007 e em 2009 alcançou o quarto lugar na Federación Internacional de Criadores de Caballos Criollos (FICCC).

O criador Luiz Mierczynski Neto conta que apesar da morfologia do garanhão não ser muito alta - com notas entre 7,8 e 8 - o temperamento e a regularidade foram os segredos do sucesso dele nas pistas.

- É um ótimo cavalo. O temperamento tranquilo ajudou ele a correr boas provas – diz Neto.

Além de um experiente campeão, Campana Farrapo é um grande pai. As filhas dele se destacam pelos criatórios nacionais e a genalogia do vencedor já se espalha pelas pistas. A filha, Três Pontas Guapa, foi Freio de Bronze em 2009.

Em 2011, Luiz Mierczynski Neto vendeu o garanhão em 10 cotas para criadores do Paraná e do Rio Grande do Sul. E só fez isso porque a maioria das éguas da cabanha Três Pontas são filhas dele.

- Eu fiquei bastante sentido, mas preferi vender para a genética dele poder continuar – conta o criador.

Previsão

SIGA-NOS

  
Cotação

COTAÇÕES

Boi Gordo
Previsão

PREVISÃO

do Tempo

Facebook

Informativos

Cadastre-se e receba nossos informativos em seu e-mail.

Contato

  Paraná, 1058 - Centro - Cascavel

  (45) 9922 5987

  cabanhaboitata@cabanhaboitata.com.br

 Mapa de Localização

 Enviar Mensagem

Download Free Premium Joomla Templates • FREE High-quality Joomla! Designs BIGtheme.net